A Ilha Anchieta fica localizada em Ubatuba e possui lindas praias. A ilha já foi um presídio político, hoje é um Parque Estadual desde 1977. Cercada de verde e com lindas trilhas e praias, a Ilha Anchieta preserva a história em suas ruínas dos antigos edifícios. Hoje é possível contemplar o mar e o turismo de natureza. Segunda maior ilha do Litoral Norte de São Paulo, o Parque Estadual da Ilha Anchieta é visita imperdível em Ubatuba.

Na Ilha, há sete praias para serem visitadas, além de trilhas ecológicas e até uma trilha subaquática que pode ser percorrida em mergulho livre. Quem chega à Ilha Anchieta pela sede principal encontrará a Praia do Presídio e a Praia do Sapateiro. Com uma caminhada curta para a direita, será fácil chegar à Praia do Engenho, onde há um aquário natural. Já para o lado esquerdo, a trilha leva até a Praia das Palmas, uma das prediletas de quem vai à Ilha Anchieta e desembarca no antigo presídio. Todas essas praias são facilmente acessíveis e ideais para quem quer curtir sem sacrifício. Nos arredores da sede, há banheiros, churrasqueiras (há taxa de cobrança para a utilização e é necessário agendamento prévio), parquinhos, espaço para piquenique e até um pequeno museu que conta a história do lugar.

Para quem chega com mais tempo disponível, a melhor pedida é fazer a trilha de 2200 metros  até a Praia do Sul, uma das mais lindas da Ilha Anchieta. Para ir caminhando, será necessário agendar a visita com antecedência. O roteiro é permitido apenas com o acompanhamento de guia local. Já o acesso pelo mar é livre. Se estiver de lancha, não deixe de fazer uma paradinha por lá. Outra praia que é grande destaque da Ilha Anchieta é a Praia do Leste. Com acesso apenas por mar, essa é uma daquelas porções de paraíso que ficam restritas a poucos turistas.

Gostou do artigo? Gostaria de conhecer a Ilha Anchieta? veja nossos passeios agende o seu e divirta-se :)

Outros Artigos